NOSTALGIA: BERLINDA LANCHES (PINHALZINHO/SC)

 

        Um dos principais points de Pinhalzinho no início dos anos 2000 foi a Berlinda, espaço que funcionava na Avenida São Paulo, quase em frente ao Posto Esplanada. O empreendimento teve início em 2002, quando o proprietário, Jairo Matos, vindo de Chapecó, adquiriu uma sorveteria que ocupava o local e a incrementou com serviços de bar, lanchonete e pizzaria.

            Com a experiência de quem trabalhava no ramo desde os 15 anos de idade, Jairo implementou algumas inovações que fez do seu empreendimento um diferencial. “Naquela época praticamente ninguém trabalhava com delivery em Pinhalzinho, e nós começamos a fazer entregas de lanches”, explica ele, acrescentando que o cardápio também contava com uma diversidade incomum, com mais de uma dezena de opções diferentes de xis, por exemplo.

            Segundo o proprietário, a Berlinda tinha o público jovem como a principal clientela. O início das atividades do estabelecimento coincidiu com a abertura do campus da UDESC no Município, o que atraiu muitos jovens universitários de outras cidades, impulsionando o movimento e fazendo do local um ponto de encontro e convívio baseado na descontração e na paquera.

            “Eu falava a mesma língua dos jovens”, diz Jairo, “Acho que isso contribuía para que eles gostassem do atendimento e frequentassem o local”, acrescentando ainda que por diversas vezes fechou o bar depois que o sol já tinha nascido, após passar a noite inteira servindo o pessoal que se divertia ali.

            Nas sextas-feiras era disponibilizado um concorrido rodízio de pizzas, frequentado não apenas pela juventude, mas também por casais de todas as idades e até famílias inteiras, evidenciando o ecletismo do público que se fazia presente.

            A Berlinda encerrou suas atividades em 2011, quando o proprietário do imóvel – que era alugado – solicitou a devolução do mesmo, que foi posteriormente demolido para a construção de um prédio onde hoje existe uma farmácia.

            Apesar de ter funcionado por menos de uma década, é inegável que o estabelecimento deixou sua marca nas memórias afetivas de muitos frequentadores que socializaram, namoraram ou simplesmente lancharam por lá. O slogan “Sou vip, sou Berlinda!” – escolhido através de um concurso e utilizado na divulgação do espaço – é até hoje lembrado por muitos dos que sentaram na sua varanda para tomar uma cerveja gelada e rir em companhia dos amigos.

            A destruição de locais de interação social em prol da construção de empreendimentos comerciais mais lucrativos é uma faceta comum da realidade atual. A Berlinda do mundo físico fechou suas portas há anos. Até mesmo fotos são difíceis de se encontrar. Mas, ainda que materialmente suas paredes tenham ido ao chão, elas continuam de pé nas memórias de todos aqueles que encontravam lá um ponto de convivência e confraternização.

 

André Bozzetto Junior

Para mais novidades, nos siga no Instagram: @jornalvozdarua

NOTAS:

- A primeira imagem foi montada a partir de uma foto postada no perfil Pinhalense não aprende no Facebook.

- A segunda imagem foi postada originalmente do perfil de Marcelo Werlang no Facebook.

Comentários

Postar um comentário