CICLOTURISMO, HISTÓRIA E AVENTURA NA 2ª EDIÇÃO DO CINE DEBATE (PINHALZINHO/SC)

 

            Depois da icônica primeira edição realizada no último mês de setembro, em meio a programação da 17ª edição da Primavera dos Museus, onde houve a exibição e a discussão acerca do documentário “Bichas”, do diretor pernambucano Marlon Parente, o Cine Debate está de volta.

            O evento – que é uma iniciativa do Museu Histórico de Pinhalzinho, através da Fundação Municipal de Esportes e Cultura (FMEC) – ocorre na próxima quinta-feira, dia 09 de novembro, na sede da Câmara Municipal de Vereadores, com início às 19:30 horas e entrada gratuita. Na ocasião, será exibido o documentário “Estrada Real: uma jornada de bike pelo caminho dos diamantes”, de Vagner Bozzetto. Além do próprio diretor, o bate-papo pós-exibição contará com a participação de Dimas “Barba” (MTB Pinhalzinho) e Márcio Schmeling (Eu na Bike).

            O historiador Bruno Aranha, do Museu Histórico de Pinhalzinho, acredita que o evento possa representar – dentro de um contexto contemporâneo – uma progressiva retomada da relação entre a comunidade pinhalense e o Cinema, uma vez que, no passado, o Município contava com uma sala de exibição bastante frequentada. “O cinema local era um lugar de encontro e socialização, onde boa parte da sociedade se reunia. Pensamos que a idade ao cinema pode ser algo atrelado ao passado. Embora aquela estrutura de projeção de películas não exista mais, podemos aproveitar a tecnologia de hoje para exibir filmes e também socializar conhecimento sobre temas diversos. É o que a sétima arte nos permite fazer de inúmeras maneiras”, propôs o historiador em entrevista concedida ao jornal Imprensa do Povo.

            O filme em questão retrata a viagem que o cineasta realizou de bicicleta “sozinho, apenas com uma mochila nas costas”, percorrendo cerca de 450 km por caminhos de Minas Gerais que remetem ao Ciclo do Ouro, portanto, marcados por séculos de História. Além da aventura propriamente dita, a produção apresenta um olhar sobre questões ambientais e socioculturais, pontuado por momentos emocionantes, como o encontro com um lobo-guará e a passagem pelo povoado de Bento Rodrigues, em Mariana, destruído pelo trágico rompimento de uma barragem em 2015.

            Gaúcho radicado em Pinhalzinho, o diretor Vagner Bozzetto é o realizador audiovisual à frente da empresa BSK Filmes. Em mais de um década de trajetória, o cineasta já angariou prêmios como o de Melhor Filme de Ficção no 25º SET Universitário – um dos festivais estudantis mais tradicionais do Brasil – com o curta-metragem “Dia da Verdade”, de 2012, e em 2020 foi agraciado com o "Prêmio de Reconhecimento por Trajetória Cultural Aldir Blanc/SC" na categoria Audiovisual, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura.

 

André Bozzetto Junior

Para mais novidades, nos siga no Instagram: @jornalvozdarua



Comentários